sábado, 17 de setembro de 2011

Bom atendimento em restaurantes


Procedimentos básicos para um bom atendimento em um restaurante:
·         Cumprimente os clientes com um largo sorriso (sorriso sincero, ou o mais próximo possível disso)
·         Acompanhe-os até a mesa, puxando a cadeira para a senhora que acompanha sentar, caso tenha mais de uma mulher, puxar a cadeira para a que se colocou frente ao grupo (se tiverem a mesma faixa etária) ou a que tiver mais idade, se o grupo for de apenas homens puxar cadeira para o que lidera o grupo.
·         Se apresente formalmente pelo o primeiro nome, ou como costuma ser chamado (evite apelidos) “Boa Noite, meu nome é .... Serei o garçom da mesa dos senhores esta noite”.
·          Ofereça o cardápio, pergunte se desejam alguma sugestão e informe ao cliente que estará à disposição para retirar o pedido quando desejado (afaste-se por alguns metros para dar liberdade ao cliente, porém fique atento aos mesmos para o momento em que vão lhe chamar).
·         Conheça o cardápio e o modo de preparo dos alimentos, para se necessário tirar a dúvida do seu cliente. Caso não saiba responder, não responda! Informe que irá verificar. Se a explicação dada pelo Chefe ou supervisor não ficou clara, não arrisque, chame alguém com segurança para responder a dúvida.
  • Ao servir o cliente siga sempre as regras: servir pelo lado esquerdo e retirar pelo lado direito. Sempre pedindo licença discretamente, e evitando se debruçar no cliente.
  • Antes de seguir com as bebidas ou alimentos, conferir a higiene da mesa e se a mesma está devidamente preparada para trazer o pedido, retirando guardanapos usados, trocando talheres ou pratos.
  • Antes de seguir para a mesa conferir se o pedido está de acordo, assim evitando descontentamentos. Importante: procure lembrar exatamente o que cada cliente da mesa pediu, se ainda há alguma dúvida, perguntar educadamente.
  • Deixar o pedido na mesa e antes de se retirar perguntar se tudo está de acordo.
  • Caso o cliente pergunte onde fica o lavabo, a maneira mais educada é sutilmente indicar a direção com a mão inteira estendida ou apenas dar as coordenadas.
  • No momento de devolver o recibo, caso o pagamento tenha sido feito em cartão, aproveite para agradecer o cliente o chamando pelo nome, uma vez que vc tem o cartão como referência.
  • Sem dúvida de que cada passo deve ser sempre acompanhado de uma boa postura e simpatia. Mesmo quando não servindo a mesa, estar sempre com a atenção voltada para a mesma.Exemplo: Copos quase vazios é sinal de oferecer uma nova bebida, antecipando a necessidade do cliente.
  • Nos momentos em que não estiver servindo alguma mesa, cuide com a linguagem corporal, mantenha sempre a postura, nunca se debruçar ou ficar encostado em algum lugar, tão pouco ficar conversando com o companheiro de trabalho. Mãos sempre para trás e corpo ereto.
  • Lembre-se: O atendimento deve ser igualmente bem feito do início ao fim, por isso o sorriso permanece até o final.

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