terça-feira, 13 de setembro de 2011

Definindo a melhor maneira de atender um cliente

Existem inúmeras maneiras de atender bem um cliente. Cabe a cada empresa estabelecer as prioridades, as flexibilidades e preparar seus colaboradores.
Se a empresa ainda não possui um padrão e deseja implantar ou deseja implementar algumas estratégias de atendimento ao cliente, é necessário dispor de tempo para passar as orientações e simular atendimentos para chegar na qualidade desejada.
Às vezes algumas mudanças geram insatisfação em seus funcionários, uma vez que alguns já criaram seus hábitos e acreditam que estes sejam os corretos. Outros ficarão insatisfeitos, pois terão de dispor de tempo extra para estes treinamentos e reuniões sobre o assunto.
Enfim, cabe à instituição preparar seus funcionários para essas mudanças, e para isso se faz necessário primeiro um momento para a o trabalho de conscientização da importância de um bom atendimento e destes treinamentos para chegar nesta excelência almejada. 
Prioridades: relevância do produto ou serviço oferecido; ações e atividades ligadas diretamente ao serviço; divisão de atendimentos: pessoal, telefônico, email e outros; estratégias de vendas; demonstração do produto; apresentação pessoal do funcionário, postura e educação.
Flexibilidade: agendamentos para exclusividade no atendimento; preços, descontos e formas de pagamento; brindes à fidelidade do cliente; análise de casos com necessidades especiais;  outros.
Preparação dos colaboradores: palestras, cursos, treinamento e reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário