quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dica para um bom atendimento

Empresa fictícia para exemplificar situações:
Espaço para festas e reuniões – EPFER
Conta com dois espaços em locais diferentes: Centro e Zona Sul
Cliente liga buscando informações e orçamentos no EPFER Centro, atendente coleta dados para cadastro, para posteriormente confirmar interesse. Cliente deseja realizar a festa apenas no espaço do Centro da cidade, por isso a atendente faz uma anotação no cadastro.
Passado certo tempo, a atendente do EPFER Zona Sul, resolve ligar para os clientes do banco de dados, e liga para este mesmo cliente informando que está com este espaço ainda disponível no dia desejado, mas o cliente mais uma vez avisa que somente interessa o EPFER do Centro.
Observação: Cliente não entende por que o outro espaço fez contato com ele se no primeiro momento não foi com eles que tratou, cliente também não entende por que estão ligando para oferecer a data em outro espaço e não no que deseja.
Aspecto Negativo: Cliente pode ficar chateado, pois já passou sua preferência e também já informou que sua preferência é intransferível. Cliente acha que a empresa não anotou sua especificação de preferência.
Dica: Ao entrar em contato com este Cliente a Zona Sul deveria relembrar o histórico de atendimento, e salientar que sabe de sua preferência, mas que no momento apenas seu espaço possui a data desejada. Assim o cliente saberá que o espaço desejado no momento não está disponível, mas que há outra opção.
Aspecto Importante: Apesar do cliente ter dito sua preferência e o atendente se mostrar ciente da mesma, o cliente ainda sim deixa claro que sua preferência é intransferível. Neste momento o cliente pode até ficar chateado, pois já avisou, mas a abordagem do atendente foi bem explicativa.
Dica: Neste momento algumas técnicas de convencimento podem ser usadas de modo que o EPFER Zona Sul ganhe o cliente através de descontos ou brindes. Oferecer alguma vantagem para que o cliente abra mão de sua preferência. O importante é captar este cliente, uma vez ele efetivamente como cliente fica mais fácil fideliza-lo e futuramente quem sabe poder oferecer a opção de sua preferência em outra data e festa.

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