Quantas vezes você já teve vontade de levantar da cadeira de um bar ou restaurante por ser mal atendido? Principalmente quando seu pedido demora e a mesa do lado que chegou depois já recebeu o pedido dela? Quantas vezes você inclusive já levantou mesmo e foi embora?
Até as pessoas mais calmas e compreensivas já tiveram a experiência de perder a paciência em algum momento. Se você ainda não passou por isso, ou você não costuma sair para bares e restaurantes, ou com certeza não mora no Brasil.
Sem dúvida há outros tipos de atendimentos, com outros tipos de serviços e produtos ofertados com problemas, mas o mais visível e irritante na opinião de todos é realmente o da área de alimentos e bebidas.
Eu mesmo confesso que dependendo do dia, se estou com fome, meu humor já muda, mas fica mesmo em evidência a mudança de humor é quando eu tenho que esperar mais que o previsto.
Mês passado fui a um restaurante que levou simplesmente 2hrs para servir a comida. As desculpas eram das mais diversas: já tá chegando, se o pedido é camarão demora mais, a cozinha é pequena e não dá conta de todas as mesas, etc.
Primeiro: não disponha um número grande de mesas se a cozinha não consegue atender todas;
Segundo: na chegada do cliente, informe o tempo de espera antes da realização dos pedidos, deixando à vontade para que o cliente opte em esperar ou não;
Terceiro: ofereça um serviço de qualidade sempre, senão você está no ramo errado.
Tudo bem que o dia estava maravilhoso e a companhia também, por isso o bom humor não foi abalado, mas após esta demora, a propaganda que fiz do lugar foi por água baixo. Havia comentado que a vista era linda, a comida era boa e o preço super em conta, mas o atendimento foi derrubado pela demora da cozinha.
Conclui-se que não adianta a “linha de frente” estar fazendo um bom trabalho se o pessoal do “backstage” (bastidores) também não está. Isso se chama trabalho em equipe! E com certeza neste restaurante isto não está acontecendo.
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